APAE de Piraí do Sul-PR, atende a pessoas que apresentam Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiência Física Neuromotora – Associada às Múltiplas Deficiências devidamente comprovadas nas suas diversas patologias, assim sintetizadas:
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Deficiência intelectual é considerada um distúrbio do desenvolvimento neurológico. Caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas e tem início antes dos 18 anos de idade. No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.
Os principais critérios de diagnósticos da Deficiência Intelectual são:
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é um conjunto de distúrbios que afetam as interações sociais. Os TGDs se manifestam nos primeiros cinco anos de vida e os sintomas mais comuns são: padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, interesses restritos em determinadas atividades, pouca ou nenhuma interação social, isolamento, pouco contato visual.
O TEA, é um transtorno do desenvolvimento, ou seja, que costuma aparecer logo nos primeiros anos de vida, comprometendo as habilidades comunicacionais e de interação social. De uma forma bem ampla os sintomas clássicos de uma pessoa com Autismo são: dificuldades de comunicação, de linguagem e de socialização. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento. As características do Autismo, geralmente, duram a vida toda, embora possam mudar consideravelmente ao longo do tempo e segundo as intervenções.
DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA – ASSOCIADA ÀS MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS
Deficiência Física e Neuromotora é o comprometimento motor acentuado, decorrente de sequelas neurológicas que causam dificuldades funcionais nos movimentos, na coordenação motora e na fala em diferentes graus. Deficiência múltipla é a associação de duas ou mais deficiências primarias como física, visual, mental ou auditiva na mesma pessoa. Frequentemente as pessoas com deficiência múltipla possuem atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem ou na capacidade administrativa do cotidiano. São aqueles que apresentam um comprometimento motor acentuado, fazendo uso de cadeiras de rodas ou outras órteses.
TETRAPLEGIA: Paralisia total ou parcial dos membros inferiores, comprometendo a função das pernas, tronco e outras funções fisiológicas.
PARAPLEGIA: Paralisia total ou parcial do corpo, comprometendo a função dos braços e das pernas.
HEMIPLEGIA: Paralisia total ou parcial das funções de um lado do corpo como consequência de lesões cerebrais.
PARALISIA CEREBRAL: Usado para designar um grupo de limitações psicomotoras resultantes de uma lesão no sistema nervoso central. Paralisia cerebral não quer dizer deficiência intelectual. Devido a alguma lesão, o cérebro envia informações em desordem para a realização de movimentos físicos. Uma pessoa com PC pode apresentar expressões estranhas no rosto, dificuldades na fala, gestos involuntários e dificuldades de locomoção.

