ESCOLA PORTA DA ESPERANÇA
No dia 08 de abril de 1986 iniciou-se a primeira sala da Escola Porta da Esperança com 05 alunos. A escola recebeu este nome da Associação porque “A Escola será a porta da entrada da esperança dos pais dos alunos e o objetivo primordial daqueles que adentrariam suas portas.” A identidade primordial da escola é desenvolver um trabalho voltado para as especificidades do aluno valorizando e respeitando a diversidade com adaptações curriculares significativas, com profissionais qualificados, metodologias específicas, e ampliação do tempo escolar em todas as etapas da Educação Básica organizada da seguinte forma:



A ênfase deste programa é a alfabetização entendida como processo de aquisição da língua escrita e falada; criando condições para o desenvolvimento das operações mentais, tornando o aluno capaz de apreensão de conceitos mais elaborados e complexos, incluindo um conjunto de valores e práticas que permeiam o contexto social. Neste programa são trabalhadas as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; História; Geografia e Ensino Religioso.

Os conteúdos contemplam conhecimentos acadêmicos adequados às condições pessoais, o domínio da leitura e da escrita, das operações matemáticas básicas e conhecimentos sobre a natureza e sociedade. Esses conteúdos ainda focam na conquista na dimensão cognitiva, além da aprendizagem de valores e atitudes sociais, oportunizando ainda a educação para a cidadania. É desenvolvido nessa etapa, também o Currículo Acadêmico Funcional Natural para aqueles alunos cujas deficiências intelectuais e/ou transtornos estejam sujeitos à comorbidades.
