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Histórico da APAE de Piraí do Sul

ESCOLA PORTA DA ESPERANÇA

No dia 08 de abril de 1986 iniciou-se a primeira sala da Escola Porta da Esperança com 05 alunos. A escola recebeu este nome da Associação porque “A Escola será a porta da entrada da esperança dos pais dos alunos e o objetivo primordial daqueles que adentrariam suas portas.” A identidade primordial da escola é desenvolver um trabalho voltado para as especificidades do aluno valorizando e respeitando a diversidade com adaptações curriculares significativas, com profissionais qualificados, metodologias específicas, e ampliação do tempo escolar em todas as etapas da Educação Básica organizada da seguinte forma: 

  • EDUCAÇÃO INFANTIL, destinada a crianças com atraso no desenvolvimento biopsicossocial, na faixa etária de 00 (zero) a 05 (cinco) anos, complementa a educação da família e propicia a democratização do acesso aos bens culturais e conhecimentos socialmente construídos. Constitui-se em um lugar de oportunidades para o desenvolvimento da criança com deficiência nas dimensões física, emocional, cognitiva e social. Dessa forma, a Educação Infantil é responsável por três funções indissociáveis: o cuidar, o educar e o brincar. Compreende Estimulação Essencial - 00 a 03 anos, e Educação Pré-Escolar - 04 anos a 05 anos e onze meses (de acordo com a legislação vigente).
  • Programa Estimulação Essencial: programa educacional especializado e preventivo destinado às crianças na faixa etária de 00 (zero) a 03 (três) anos, com quadro evolutivo decorrente de fator genético, orgânico e/ou ambiental, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes e paralisia cerebral. Por intermédio desse Programa, estimulam-se os processos cognitivos e motores, visando alcançar o pleno desenvolvimento da criança. Isso ocorre por meio de atividades educacionais e psicopedagógicas por professores especializados e em colaboração com a família, sendo complementado com atendimentos clínico-terapêuticos. Visa minimizar e/ou contribuir para a superação de defasagens decorrentes das deficiências e ou atrasos.

  • Programa Pré-Escolar: destinado às crianças na faixa etária de 04 (quatro) e 05 (cinco) anos, tem como objetivo oportunizar o seu desenvolvimento nas dimensões sensório/ motor emocional, cognitivo e social, com a finalidade de propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis. Desenvolve a criança em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual, e social, complementando a ação da família e da comunidade, funções indispensáveis e indissociáveis: cuidar e educar; contemplando a criança em sua totalidade.

  • ENSINO FUNDAMENTAL, ofertando os anos iniciais - 1º e 2º ciclo (6 a 15 anos) organizado em um Ciclo Contínuo, com duração de 10 (dez) anos. A proposição por Ciclo possibilita a ampliação do tempo escolar como fator determinante para uma aprendizagem efetiva, pois permite maior tempo para que se possa trabalhar os conteúdos curriculares de acordo com as potencialidades e as condições de aprendizagem.  O Ciclo Contínuo organiza-se em 2 ciclos, que equivalem, respectivamente, ao 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, sendo que o 1º ciclo está subdividido em quatro etapas, com duração de quatro anos letivos, ou seja, um ano letivo para cada etapa; e, o 2º ciclo subdividido em seis etapas, com duração de seis anos letivos, ou seja, um ano letivo para cada etapa.

A ênfase deste programa é a alfabetização entendida como processo de aquisição da língua escrita e falada; criando condições para o desenvolvimento das operações mentais, tornando o aluno capaz de apreensão de conceitos mais elaborados e complexos, incluindo um conjunto de valores e práticas que permeiam o contexto social. Neste programa são trabalhadas as áreas de conhecimento:  Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; História; Geografia  e Ensino Religioso.

 

  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – FASE I, do 1º ao 5º ano (ciclo único), a partir de 15 anos, articulada ou não às Unidades Ocupacionais. A EJA - Fase I corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (ciclo único). A modalidade de educação destinada a jovens e adultos com deficiência fundamenta-se em condições de natureza social, ética e política, garantindo-se aos usuários deste programa acima de 15 anos, o direito de acesso ao Ensino Fundamental. Essa modalidade de ensino permite aos alunos percorrerem trajetórias de aprendizagens não padronizadas, respeitando-se o ritmo e o tempo de cada um, para apropriação dos conhecimentos e saberes historicamente construídos.

Os conteúdos contemplam conhecimentos acadêmicos adequados às condições pessoais, o domínio da leitura e da escrita, das operações matemáticas básicas e conhecimentos sobre a natureza e sociedade. Esses conteúdos ainda focam na conquista na dimensão cognitiva, além da aprendizagem de valores e atitudes sociais, oportunizando ainda a educação para a cidadania. É desenvolvido nessa etapa, também o Currículo Acadêmico Funcional Natural para aqueles alunos cujas deficiências intelectuais e/ou transtornos estejam sujeitos à comorbidades.

 

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